Notícias

Órgão do Cade recomenda rejeição da compra da Liquigás pela Ultragaz

28 de agosto de 2017


Para a Superintendência do Cade, negócio eliminaria um concorrente relevante no mercado de distribuição de gás e afetaria até distribuição de botijões.

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) propôs nesta segunda-feira (28) a rejeição da compra da Liquigás Distribuidora, subsidiária da Petrobras, pela Ultragaz. O processo agora será julgado pelo Tribunal do conselho, que dará a palavra final.

O negócio, avaliado em R$ 2,8 bilhões, foi aprovado em novembro de 2016 pelo Conselho de Administração da Petrobras.

Em seu parecer, a Superintendência afirma que a operação afeta a concorrência em mercados como o de distribuição de botijão de gás, de distribuição do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) a granel (que atende indústria e comércio), além do GLP fornecido à indústria de aerossóis.

Neste último caso, o documento aponta que haveria um monopólio do mercado com a união das duas empresas.

A compra da Liquigás pela Ultragaz, aponta a Superintendência, “significaria a eliminação de um concorrente relevante em um mercado onde as quatro maiores empresas respondem por mais de 85% de toda a oferta.”

A Superintendência analisou ainda que as distribuidoras regionais, quando presentes, não possuem capacidade efetiva para contestar o elevado poder de mercado detido por Liquigás e Ultragaz.

“Embora haja outras distribuidoras de grande porte, também não se acredita que elas tenham incentivos para rivalizar de forma efetiva com a nova companhia, já que as participações detidas pelos agentes são bastante estáveis nos últimos dez anos. Isso demonstra uma baixa agressividade e rivalidade entre os competidores do setor”, afirma o parecer.

http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/orgao-do-cade-recomenda-rejeicao-da-compra-da-liquigas-pela-ultragaz.ghtml

Compartilhamento
Share Button
Arquivos

Av. Cristiano Machado, 640/1505 - Sagrada Família
CEP 31030-514 - Belo Horizonte | MG

 

Copyright © 2016 - SIRTGAS.

Todos os direitos reservados.