Notícias

Atenção: Previsão de queda na venda gás de cozinha

4 de Janeiro de 2018


2017 foi um ano marcante para nosso mercado, iniciamos com impacto da publicação da Resolução ANP 51 de 30/11/2016. As consequências da venda da Companhia Liquigas para o grupo Ultrapar também provocou e vem provocando uma insegurança no setor. Para agravar ainda mais a insegurança dos empresários, a Petrobras lançou sua nova política de preço do GLP.

E para quem acreditava que estávamos no limite dos problemas, vieram as empresas de aplicativos, verdadeiros atravessadores, infelizmente com apoio de uma grande parte do setor revenda.

Em resposta a este cenário, nossas revendas buscaram como solução, ações impulsivas, individuais, visando resolver seu problema isoladamente. Um grande erro, e tende a se repetir com a queda de venda esperada para janeiro e fevereiro de 2018. Analisando o mesmo período de 2015 e 2016, observamos que o setor passa por uma queda de consumo do gás quando comparado com os meses de dezembro e março.

O empresário precisa ter uma visão clara do mercado e seu comportamento, uma redução brusca no preço de venda sem que tenha apoio de sua Companhia pode comprometer a sobrevivência financeira da sua empresa. Em nossa planilha de analises de custos, é visível que não havendo mudanças no preço de compra, uma redução no preço de venda provoca uma elevação do custo de entrega, precisamos observar que nossos custos de entrega também estão aumentando dia a dia com aumento dos combustíveis e manutenção dos veículos, por isso, a necessidade de verificar o limite de seus descontos, até onde poderão chegar com seu preço de venda sem comprometer suas contas.

De acordo com dados da ANP, a projeção para vendas nos períodos de janeiro e fevereiro é de queda, uma ação natural do mercado, um período que requer cuidados, pois nestes meses, há elevação de nossas contas como IPTU, IPVA, escolas de nossas crianças, resíduos de despesas com as datas comemorativas do mês de dezembro, etc…

A ASMIRG-BR chama a atenção para revisão de seus custos, podemos ter vários argumentos para justificar algumas ações, mas a matemática é simples, se suas despesas forem superior a sua receita, o resultado é o fechamento da empresa.

 

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Compartilhamento
Share Button
Arquivos

Rua Manoel Passos, 430 - Santa Cruz
CEP 31150-470 - Belo Horizonte | MG

 

Copyright © 2016 - SIRTGAS.

Todos os direitos reservados.