Notícias

Petrobras reajusta preço do gás de cozinha em 5%

27 de dezembro de 2019


No ano, preço do gás acumula alta de cerca de 10%.

Por G1

27/12/2019 10h16  Atualizado há 2 horas


Gás de cozinha fica mais caro 5% nas distribuidoras

Petrobras reajustou nesta sexta-feira (27) em cerca de 5%, o preço de venda do gás liquefeito de petróleo (GLP) para botijão de até 13 quilos, popularmente conhecido como gás de cozinha. A mesma alta será aplicada ao GLP industrial e comercial. Os reajustes são aplicados às distribuidoras.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), em novembro o preço médio do botijão de 13 quilos praticado no país era de R$ 69,11. Os preços, no entanto, são livres, e variam nos postos de venda aos consumidores.

Foi o terceiro mês seguido de alta nos preços do gás pela Petrobras, e a sexta alta no ano. Desde o início de 2019, a alta acumulada é de cerca de 10%.

Petrobras autoriza reajuste de 5% no preço do gás de cozinha

Em agosto, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu acabar com a política de preços diferentes entre os diferentes botijões de gás. Em 2005, uma resolução do CNPE determinou que o GLP envazado em botijões de até 13 quilos deveria ser vendido para distribuidoras a preços menores que o gás nos botijões com mais capacidade de volume.

No entanto, o CNPE entendeu que a resolução produzia distorções no mercado de gás e não garantia os descontos esperados para as famílias, especialmente as de baixa renda.

Até então, a Petrobras vendia o gás que vai para vasilhames de até 13 quilos com preço mais baixo e compensava a diferença nos botijões maiores.

Fonte: G1. Imagem: Brasil Escola. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/12/27/petrobras-reajusta-preco-do-gas-de-cozinha-em-5percent.ghtml.

Compartilhamento
Share Button

Outras notícias

TCU faz avaliação do setor GLP A ASMIRG-BR informa que já vem tramitando muitas das manifestações reivindicadas pelo setor; valores abusivos das multas, falta transparência nos atos...
COMUNICADO UTILIDADE PÚBLICA: Aumentos sucessivos ... A cada dia uma nova notícia do aumento do gás, o tradicional botijão de gás está saindo da categoria de utilidade pública e se tornando um produto de ...
Vazamento de gás no Hospital de Santa Maria, no DF... Vazamento de gás no Hospital de Santa Maria, no DF, assusta pacientes Segundo bombeiros, problema foi com botijão de gás de cozinha. Hospital ...

Rua Manoel Passos, 430 - Santa Cruz
CEP 31150-470 - Belo Horizonte | MG

 

Copyright © 2016 - SIRTGAS.

Todos os direitos reservados.