Notícias

Órgão do Cade recomenda rejeição da compra da Liquigás pela Ultragaz

28 de agosto de 2017


Para a Superintendência do Cade, negócio eliminaria um concorrente relevante no mercado de distribuição de gás e afetaria até distribuição de botijões.

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) propôs nesta segunda-feira (28) a rejeição da compra da Liquigás Distribuidora, subsidiária da Petrobras, pela Ultragaz. O processo agora será julgado pelo Tribunal do conselho, que dará a palavra final.

O negócio, avaliado em R$ 2,8 bilhões, foi aprovado em novembro de 2016 pelo Conselho de Administração da Petrobras.

Em seu parecer, a Superintendência afirma que a operação afeta a concorrência em mercados como o de distribuição de botijão de gás, de distribuição do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) a granel (que atende indústria e comércio), além do GLP fornecido à indústria de aerossóis.

Neste último caso, o documento aponta que haveria um monopólio do mercado com a união das duas empresas.

A compra da Liquigás pela Ultragaz, aponta a Superintendência, “significaria a eliminação de um concorrente relevante em um mercado onde as quatro maiores empresas respondem por mais de 85% de toda a oferta.”

A Superintendência analisou ainda que as distribuidoras regionais, quando presentes, não possuem capacidade efetiva para contestar o elevado poder de mercado detido por Liquigás e Ultragaz.

“Embora haja outras distribuidoras de grande porte, também não se acredita que elas tenham incentivos para rivalizar de forma efetiva com a nova companhia, já que as participações detidas pelos agentes são bastante estáveis nos últimos dez anos. Isso demonstra uma baixa agressividade e rivalidade entre os competidores do setor”, afirma o parecer.

http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/orgao-do-cade-recomenda-rejeicao-da-compra-da-liquigas-pela-ultragaz.ghtml

Compartilhamento
Share Button

Outras notícias

Gás de cozinha poderá ficar mais caro em todo o Br... A Petrobras vai reduzir o subsídio do GLP, fazendo com que o valor final aos revendedores e consumidores suba consideravelmente Estadão Conteúdo Pu...
Vazamento de gás no Hospital de Santa Maria, no DF... Vazamento de gás no Hospital de Santa Maria, no DF, assusta pacientes Segundo bombeiros, problema foi com botijão de gás de cozinha. Hospital ...
Gás de cozinha residencial fica mais caro a partir... A Petrobras anunciou em seu site, www.petrobras.com.br, um novo aumento do gás de cozinha que vigorará a partir do dia 06/11/18. O aumento na refinari...

Rua Manoel Passos, 430 - Santa Cruz
CEP 31150-470 - Belo Horizonte | MG

 

Copyright © 2016 - SIRTGAS.

Todos os direitos reservados.